terça-feira, 27 de setembro de 2011

FOTOGRAFIA: SERPENTE/VÍBORA/COBRA & POESIA

Vi no IHU (25/9/11)



Foto: Martin Harvey/Bios

Uma víbora na areia. Esta foto foi feita no mais soberbo dos desertos, o da Namíbia e não se sabe o que é mais fascinante: a mescla de cores da areia ou a extraordinária inclusão de uma cabeça de víbora na decoração. A foto foi feita no mais soberbo dos desertos, o da Namíbia. Lá se encontra esta espécie de répteis que se embrenha na areia para caçar as suas presas, mas cuja mordida raramente mata uma pessoa humana. 

Só para interligar os assuntos, aqui vai uma poesia, cantada por Caetano, que fala nestes répteis, símbolo de traição/sedução e que exercem um estranho fascínio sobre os humanos:


Um amor assim delicado
Você pega e despreza
Não devia ter despertado
Ajoelha e não reza
Dessa coisa que mete medo
Pela sua grandeza
Não sou o único culpado
Disso eu tenho a certeza
Princesa, surpresa, você me arrasou
Serpente, nem sente que me envenenou
Senhora, e agora, me diga onde eu vou
Senhora, serpente, princesa
Um amor assim violento
Quando torna-se mágoa
É o avesso de um sentimento
Oceano sem água
Ondas, desejos de vingança
Nessa desnatureza
Batem forte sem esperança
Contra a tua dureza
Princesa, surpresa, você me arrasou
Serpente, nem sente que me envenenou
Senhora, e agora, me diga onde eu vou
Senhora, serpente, princesa
Um amor assim delicado
Nenhum homem daria
Talvez tenha sido pecado
Apostar na alegria
Você pensa que eu tenho tudo
E vazio me deixa
Mas Deus não quer que eu fique mudo
E eu te grito esta queixa
Princesa, surpresa, você me arrasou
Serpente, nem sente que me envenenou
Senhora, e agora, me diga onde eu vou
Amiga, me diga...
Composição: N.Siqueira / E. Neves
Disponível em: http://letras.terra.com.br/caetano-veloso/44767/. Acesso em: 27 set. 2011.

Veja o show "Circulado", no Canecão (RJ), em dezembro de 1992, filmado por um amigo do guitarrista do show, Luiz Brasil (informações retiradas dos comentários do YouTube, link abaixo):


Disponível no YouTube

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA