quarta-feira, 20 de outubro de 2010

LEITURA ONTEM & HOJE (SÉCULOS XVII & XX)

Mulher Lendo (c. 1660), do pintor holandês Pieter Janssens Eling 

Disponível em: http://www.roteiroromanceado.com/flagrantes/flagrantes74.htm. Acesso em: 20 out. 2010.

A leitora acima, totalmente absorta na história que está lendo, nos remete ao poder do livro que traz ao presente as ideias de quem já não está entre nós...


Marilyn Monroe lendo "Leaves of Grass" (Folhas da Relva, de Whitman)
Disponível em: http://www.roteiroromanceado.com/flagrantes/flagrantes79.htm. Acesso em: 20 out. 2010.


... E depois dizem que Marilyn não era muito culta...
A seguir, algumas poesias, cujos temas giram em torno de biografias, bibliotecas e livros,  escritas pelo autor que ela está lendo: Walt Whitman:

NÃO ME FECHEM AS PORTAS


Não me fechem as portas, orgulhosas
Bibliotecas,
Pois justamente o que estava faltando
Em tuas prateleiras apinhadas,
É o que venho trazer
-mal acabando de sair da guerra,
um livro escrevi: pelas palavras do meu livro, nada;
pelas intenções, tudo !
Um livro à margem,
Sem nada a ver com os restantes,
E que não pode ser sentido só
Com o intelecto.
Vocês, porém, com seus silêncios latentes,
A cada página hão de estremecer
Maravilhadas.
Disponíve eml: http://www.redutoliterario.hpg.ig.com.br/poesia/walt.htm: Acesso em: 20 out. 2010. 

**********************************************
ENQUANTO EU LIA O LIVRO


Enquanto eu lia o livro, a famosa biografia:
- Então é isso (eu me perguntava)
o que o autor chama
a vida de um homem?
E é assim que alguém,
quando morto e ausente eu estiver,
irá escrever sobre a minha vida?
(Como se alguém realmente soubesse
de minha vida um nada,
quando até eu, eu mesmo, tantas vezes
sinto que pouco sei ou nada sei
da verdadeira vida que é a minha:
somente uns poucos traços
apagados, uns dados espalhados
e uns desvios, que eu busco
para uso próprio, marcando o caminho
daqui afora.)
Disponível em: http://www.eurooscar.com/poesoutros/walt_whitman1.htm. Acesso em 20 out. 2010. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA